Se você valoriza simplicidade e elegância em uma cozinha, precisa aprender como escolher os elementos adequados. O cooktop, por exemplo, é indispensável para quem prioriza economia de espaço e versatilidade.
Porém, existem outros fatores que deixam sua cozinha funcional e esteticamente agradável. Sendo assim, confira dicas de organização e decoração minimalistas para tornar o ambiente clean e confortável.
Aposte em móveis multifuncionais
Os móveis multifuncionais são a chave para aproveitar cada canto da cozinha e deixá-la com uma atmosfera suave. Você pode instalar prateleiras em lugares estratégicos, como em cima da pia, para ganhar espaço de armazenamento.
Objetos como a mesa dobrável também funcionam bem em ambientes pequenos, sendo muito útil para reduzir o espaço sem atrapalhar a rotina dos moradores. Além disso, existem modelos com compartimentos para guardar o que precisa.
Escolha eletrodomésticos compactos
Se o objetivo é deixar a cozinha com o visual minimalista, invista em eletrodomésticos pequenos e funcionais. Uma ideia que sempre funciona é substituir o fogão tradicional por um cooktop. O mercado oferece modelos que dão um toque sofisticado ao ambiente.
Os fornos embutidos e micro-ondas, além de serem muito úteis no dia a dia, são boas apostas para economizar espaço e trazer a sensação de uma cozinha organizada. Existem versões que combinam com diferentes estilos decorativos e são eficientes energeticamente.
Organize o espaço
A organização é fundamental para trazer conforto em uma cozinha minimalista. Portanto, nunca deixe a bancada com objetos desnecessários. Sempre acomode os itens em armários e gavetas externas para não deixá-los amontoados.
Para criar um ambiente harmônico, mantenha à mostra somente os utensílios que você usa com frequência. Outra sugestão é investir em potes de mantimento e organizá-los na bancada para trazer praticidade.
Explore cores neutras
Se a ideia é proporcionar aconchego e tranquilidade ao ambiente, nada como usar cores neutras na composição da cozinha. Isso vale tanto para móveis quanto para detalhes decorativos do cômodo — mas, claro, sem exagerar para não deixar tudo muito claro.
Elementos nas cores branca, bege, cinza e em tons suaves trazem a sensação de amplitude, tornando o espaço visualmente amplo. Você pode escolher móveis com poucos detalhes, ou seja, armários com puxadores embutidos para um visual simples e organizado.
Elimine o excesso
Já ouviu falar que menos é mais? É exatamente isso que faz uma cozinha minimalista ser organizada e confortável. Uma dica de ouro é eliminar os excessos e deixar à mostra somente os objetos de uso diário. Também evite aglomerar móveis e eletrodomésticos sem deixar um espaço entre eles para aviltar a sensação de aperto.
Sempre escolha móveis e aparelhos de qualidade e com multifunções para suprir suas necessidades em um único produto. Desse modo, você não precisa ter vários objetos que ocupam muito espaço.
Coloque os eletrodomésticos no lugar certo
Em cozinhas compactas, é fundamental aproveitar qualquer cantinho para acomodar os itens. O mesmo acontece quando você deseja um ambiente organizado e clean. Por isso, integre os eletrodomésticos aos armários para ganhar espaço.
O cooktop, por exemplo, é muito usado em cozinhas planejadas e pequenas, e o ponto forte desse eletrodoméstico é que pode ser embutido. Além disso, deixa sua cozinha moderna e chique.
Pense nos detalhes decorativos
As pias e torneiras oferecem mais do que funcionalidade, pois são elementos que dão um toque final na cozinha. Para deixar o ambiente leve, escolha modelos com design funcional e suave. As torneiras retas, por exemplo, são compactas e bonitas.
Já as pias de cuba única chamam a atenção pela sofisticação e minimalismo, sem sobrecarregar o ambiente. No mais, atente-se aos detalhes: quanto mais simples, mais atenderão à proposta de deixar a cozinha minimalista.