Se você tem um site e quer aumentar o tráfego, sabe da dificuldade que é trabalhar com as atualizações constantes de algoritmo. É preciso estar atento para entender como seu site será afetado e o que fazer para mitigar os efeitos.
Além disso, é importante entender os erros mais comuns que podem afetar o seu site e o que você pode fazer para elevar o ranking orgânico e gerar mais visualizações. Com uma estratégia de SEO bem estruturada, você vai aumentar não só as visualizações, mas também as conversões.
Carregamento lento
Você pode usar todas as estratégias para aumentar a visibilidade do seu site, mas se ele estiver com baixo desempenho, o tráfego não vai aumentar. Isso acontece porque quanto mais lento um site, menor a probabilidade de os usuários engajarem, já que eles não vão ter paciência para esperar o carregamento.
Por isso, realize auditorias regulares e avalie periodicamente a velocidade de carregamento do seu site. Dessa forma, você poderá identificar problemas no desempenho e corrigir de forma rápida.
Design não responsivo
Ter um design responsivo é essencial na era digital. Todos nós andamos com o celular e fazemos todas as nossas pesquisas e transações por ele. Por isso, é necessário otimizar seu site para dispositivos móveis.
Quando o site não é responsivo, ele causa experiências negativas, como layouts desconfortáveis, tempo de carregamento e navegação ruim. Assim, a taxa de rejeição fica alta e o tempo dentro do site se torna menor.
Conteúdo duplicado
Publicar conteúdos duplicados também afeta o SEO, já que os mecanismos de pesquisas não indexam as páginas. Por isso, publique conteúdo original, livre de plágio no seu site.
Seu conteúdo deve ser direcionado a um público específico, atender as dúvidas dos usuários, com informações valiosas e de alta qualidade. Use sempre um detector de plágio para avaliar os textos.
Links quebrados
Os motores de busca estão sempre fazendo uma varredura nos sites e quando encontram um link quebrado, eles entendem que o site não está com boa estrutura e conteúdo acessível.
Além disso, podem ocorrer erros no rastreamento dos bots, atrapalhando a indexação. Logo, o ideal é tratar esses links quebrados quanto antes. Faça a identificação por meio de programas de avaliação do site e priorize os erros que afetam as páginas principais do seu site e a experiência geral do usuário.
Estratégias de SEO em prol de otimizar o seu site
Você poderá melhorar o tráfego do seu site aplicando estratégias que otimizem o seu desempenho e a sua visibilidade para os motores de busca. Existem alguns tipos de SEO, que quando aplicados em conjunto, permitem um bom ranqueamento das páginas nos motores de busca.
SEO on-page
O SEO on-page otimiza o posicionamento e permite que sua URL alcance melhor colocação nas páginas de resultados e se refere a uma série de ações feitas dentro do site, entre elas:
- Construir uma URL amigável;
- Canonização de URLs duplicadas;
- Estrutura organizada de heading tags;
- Escolha de palavras-chave assertivas;
- Otimização de imagens.
SEO off-page
O SEO Off-page nada mais é um conjunto de técnicas aplicadas fora do seu site para mostrar a sua autoridade perante o mercado e melhorar a sua posição nos motores de busca. Quando o seu site recebe links e menções de outras páginas, o Google entende que ele é relevante e confiável, assim a autoridade do site aumenta.
SEO técnico
O SEO técnico se refere a um grupo de ações relacionadas à estrutura interna do seu site. Ele lida com os códigos e a arquitetura. Essa otimização permite que as URLs sejam encontradas e indexadas no diretório do Google. Com isso, você oferece melhor navegação ao usuário e permite que o motor de busca entenda melhor as suas páginas.